• QUEM SOMOS


  • PORTFÓLIO


  • O QUE VENDEMOS


  • ÁREA DO CLIENTE



Como usa a informação como sua maior aliada

Publicado em 06/09/2005

 

Estamos na era ou sociedade da informação. Dizem que o volume da informação disponível para humanidade dobra a cada dois anos.

 

Hoje em dia, é cada vez maior o componente informação contido nos produtos ou serviços. Se considerarmos que as empresas são basicamente formadas de pessoas, processos e propriedades (3p’s), e que no fundo são pessoas que definem os processos e decidem quais as propriedades que devem fazer parte do patrimônio, então as empresas se resumem a pessoas. Daí a importância da informação para as empresas.

Pense nos elementos pessoas, talento e informação. É uma das fórmulas de sucesso para as empresas.

 

Existe um entendimento de que se há troca comercial, então há fluxo de informação, há necessidade de fazer sua gestão de modo a criar as vantagens competitivas de que a empresa necessita.

 

O monitoramento permanente do fluxo de informações de negócios pode ser a forma ideal de antecipar-se às mudanças e enxergar oportunidades, de modo a garantir uma vantagem competitiva diante dos concorrentes.

 

O gerenciamento da informação

 

Em 1998 Chun Wei Choo estabeleceu o conceito de gestão da informação como sendo um conjunto de seis processos cíclicos e distintos mas inter-relacionados:

 

1. Identificação de necessidades informacionais;

 

2. Aquisição da informação;

 

3. Organização e armazenagem da informação;

 

4. Desenvolvimento de produtos informacionais e serviços;

 

5. Distribuição da informação

 

6. Uso da informação

 

A administração dos recursos da informação consiste na visão integrada de todos os recursos envolvidos, que são o conteúdo, a tecnologia e as pessoas. O objetivo principal da Gestão de Informação é identificar e potencializar os recursos informacionais de uma empresa, ensiná-la a aprender e adaptar-se às mudanças ambientais. O crescimento e o desenvolvimento de uma organização inteligente vem do atendimento e entendimento desses conceitos, pois hoje em dia a hegemonia econômica e social é exercida não mais pelos proprietários dos meios de produção, e sim administram o conhecimento e podem planejar a inovação.

 

Tecnologia da informação é a preparação, coleta, transporte, recuperação, armazenagem, acesso, apresentação e transporte de informações em todas as suas formas (voz, gráficos, textos, vídeo e imagem);

A movimentação de informações pode ocorrer entre seres humanos, entre humanos e máquinas ou entre máquinas;

O gerenciamento da informação garante seleção, distribuição, administração, operação, manutenção e evolução dos bens de tecnologia da informação de forma coerente com as metas e objetivos da organização.

 

Inteligência competitiva

 

É a informação que possibilita ao executivo tomar a decisão porque fornece um grau de previsão de coisas que possam a vir a causar impacto à organização. É ativa porque obriga a tomada de algum tipo de atividade.

 

A gestão estratégica da informação que tem como objetivo permitir que os tomadores de decisão se antecipem às tendências dos mercados e à evolução das concorrência, detectem e avaliem ameaças e oportunidades que se apresentem em seu ambiente de negócio para .definirem as ações ofensivas e defensivas mais adaptadas às estratégias de desenvolvimento da organização.

 

Qualquer que seja  o tamanho da empresa ou organização, um sistema de inteligência competitiva auxilia a abertura e a definição de um negócio (no mesmo ramo ou em outro).

Assim como permitem a obtenção de informações mais precisas sobre os concorrentes e melhoram as atividades de aquisição de outras empresas, os sistemas inteligência competitiva também facilitando facilitam o estabelecimento de alianças estratégicas.

 

Um modelo de Projeto de Inteligência Competitiva foi proposto por E. Gomes e F. Branga em 2002 (como transformar informação em um negócio lucrativo) com base em sete questões que devem ser respondidas antes do início do processo:

 

1. O que necessitamos saber?

 

2. O que nós já sabemos

 

3. Por que precisamos saber disso?

 

4. Quando precisamos saber disso?

 

5. O que faremos disso?

 

6. Quanto nos custará?

 

7. O que poderia custar não saber?

 


Compartilhe:

 




Visitas: 1938

Entre em contato

Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.