• QUEM SOMOS


  • PORTFÓLIO


  • O QUE VENDEMOS


  • ÁREA DO CLIENTE

Como decifrar e solucionar os códigos de erros de e-mails


As vezes enviamos uma mensagem para um amigo ou até mesmo para nossa empresa e recebemos como retorno uma mensagem normalmente em inglês com um código de erro.
Nossa primeira reação é ligar para o suporte técnico e querer uma solução imediata, sendo que maioria das vezes a dificuldade está nas falhas de conexão, modem com defeito, firewall, DNS ou nome  do servidor SMTP incorreto.
Quando optamos por decifrar o erro sozinho nos deparamos apenas com um código sem a informação detalhada.
Por isso preparamos uma lista dos erros mais comuns para facilitar sua vida na hora de traduzir e solucionar os erros.
No final da lista terá um arquivo com TODOS os erros de Mail Delivery System em inglês. 
Será aberto um arquivo PDF onde você fará a busca (Ctrl+F) do código traduzindo (translate.google.com) e verificando a dificuldade de fato.

Onde começa o erro no e-mail

Na mensagem de erro retornada, faremos a busca pela frase 'The mail system' ou 'The following addresses had permanent fatal errors'. Veja abaixo:


Códigos de erros mais comuns

CÓDIGO

SIGNIFICADO

Recipient address rejected: User unknown in virtual mailbox table (in reply to RCPT TO command)O e-mail do destinatário não existe. O servidor onde estava esta conta de e-mail respondeu que esta contanão existe mais. Possivelmente ela foi apagada.
Host or domain name not found. Name service error for sac@portal.com.br type=A: Host not foundO domínio (endereço do site ou servidor) não existe. O domínio ou endereço na internet está errado e por isso não foi encontrado. Tente ver se não digitou errado o endereço após @. Exemplo: digitou sac@portal.com.br em vez de sac@portall.com.br.
Recipient address rejected: because... (in reply to RCPT TO command)O servidor de destino rejeitou sua mensagem. Pode ser por vários motivos (você pode saber lendo a mensagem depois de “because” ou “razão”). Mas normalmente é relacionado a problemas na conexão ou DNS do servidor do destinatário, portanto tente novamente dentro de algumas horas, pois pode ser um problema temporário.
Temporary failure. Command output: maildrop: maildir over quota.Caixa de e-mail do destinatário está cheia. Quando a caixa de e-mail do servidor onde está o destinatário é extrapolada esta mensagem de “maildir over quota” é retornada. O destinatário deverá limpar a caixa de entrada para poder receber seu e-mail.
Recipient address rejected: Try again later (in reply to RCPT TO command)E-mail temporariamente indisponível. Quando a mensagem “Try again later” for retornada significa que o servidor onde está o e-mail do destinatário está passando por alguma manutenção. Você pode tentar reenviar a mensagem novamente depois.
Remote host said: 554 5.7.1 Service unavailable; Client host [IP DO SERVIDOR] blockedusing .... [NOME DO ORGÃO QUE GERENCIA SPAM]Seu e-mail ou servidor está na lista negra de spammers. Depois da mensagem “Client Host” estará mostrando o ip do seu servidor. Ele provavelmente foi marcado pelos órgãos que gerenciam os spams na internet como spammer ou servidor que fica enviando mensagens indesejadas para vários destinatários. Para solucionar você deve entrar em contato com o suporte técnico do seu provedor ou servidor e solicitar que removam o mesmo da lista destes órgãos. Como isso é demorado, é melhor enviar o e-mail usando outra conta no momento.
Reason: 552 5.2.3 ... Message size exceeds fixed maximum message size (80000)Seu e-mail excedeu o limite de tamanho máximo. Isso acontece quando o servidor do destinatário tem algum limite de tamanho para o recebimento das mensagens. Seu e-mail ou anexo está muito grande para o servidor. A solução seria comprimir o tamanho dos anexos e tentar reenviar novamente.
Reason: 553 5.0.0 Possible virus, see http://www.symantec.com/avcenter/venc/data/w32.sircam.worm@mm.htmlE-mail com possível vírus. O e-mail que você enviou possivelmente está com algum vírus. Tente rastrear seu computador com um antivírus para verificar se você não está infectado.

Estes foram os erros mais comuns. Clique aqui para verificar todos.

Compreendendo os códigos de erro SMTP


As mensagens retornadas, chegam acompanhadas de dois códigos: O STATUS (ex.:550) e a CENTENA (Ex.: 5.7.X).

O primeiro dígito da centena, informa o status da mensagem:
  1. X.X: O servidor aceitou a comunicação, mas ainda não fez nada com a sua mensagem. Ele fica esperando uma mensagem de confirmação. Atualmente este código nem é utilizado, portanto raramente irá ver.
  2. X.X: O servidor concluiu a tarefa com êxito e o e-mail foi enviado.
  3. X.X: O servidor entendeu o pedido mas precisa de mais informações para poder completar a tarefa.
  4. X.X: O servidor encontrou uma falha temporária e deixará a mensagem na incubadora para tentar enviar novamente depois para o destinatário com problema. O tempo depende das configurações do servidor.
  5. X.X: Este é o mais comum e significa que o servidor encontrou um erro ao tentar enviar a mensagem, como um e-mail inexistente ou não aceita e-mails de você.

O segundo dígito dá mais informações:
  • X.0.X: Ocorreu um erro de sintaxe.
  • X.1.X: Indica uma resposta informativa, como uma ajuda na verificação do problema.
  • X.2.X: Referente ao estado da comunicação.
  • X.3.X e X.4.X: Não são especificados nem usados no momento.
  • X.5.X: Refere-se aos estado do sistema de e-mail como um todo e do servidor de e-mail em particular.

No terceiro e último mostra o status de transferência das mensagens:

  1. 211: Mensagem de status do sistema.
  2. 214: Uma mensagem de ajuda com possibilidade de leitura por uma pessoa.
  3. 220: Serviço de SMTP pronto e funcionando.
  4. 221: Serviço fechado.
  5. 250: Tudo OK com as mensagens. Enviada com sucesso.
  6. 251: O destinatário não se encontra no mesmo servidor e irá enviar a mensagem para o servidor correto.
  7. 354: Servidor conseguiu ler e decifrar toda a sua mensagem e sabe agora para onde deve enviar a mensagem.
  8. 421: O serviço não está disponível e a conexão será fechada.
  9. 450: O envio da mensagem falhou, pois a caixa postal do destinatário estava indisponível no momento.
  10. 451: O envio foi abortado devido a um erro no seu servidor. Tente enviar novamente.
  11. 452: O envio foi cancelado por que o servidor está com armazenamento insuficiente. Normalmente elas vem acompanhada também do código 500 ao 504.
CLÁUSULA SEXTA - DISPOSIÇÕES GERAIS

6.8 - O uso do serviço das contas de e-mail do CONTRATADO para transmitir qualquer tipo de e-mails não solicitados através de envio via SMTP é expressamente proibido. O CONTRATADO não tolera o uso do serviço ofertado para este tipo de prática. A CONTRATANTE  que praticar envio de spam que leve a qualquer um de nossos IPs a serem listados em qualquer um dos bancos de dados de spam terá seu acesso suspenso imediatamente, podendo este ser restabelecido através do endereço www.portall.com.br/abuse. Em caso de reincidência este pode ser motivo de cancelamento deste domínio em nossos servidores. Para manter a estabilidade da plataforma de e-mails, adotamos em nossos servidores uma limitação de envio de 120 mensagens por hora. As contas de e-mail que excederem esse limite podem ser notificadas, suspensas ou desligadas permanentemente do servidor, dependendo da natureza da utilização abusiva. O CONTRATADO se reserva o direito de não permitir a pratica de SPAM nos servidores. Caso a CONTRATANTE tenha necessidade de enviar e-mail marketing e queira ultrapassar o limite estipulado nesta, poderá contratar um servidor dedicado a esta finalidade www.portall.com.br/emailmarketing.
 
6.8.1 - Das limitações quanto aos e-mails: Será permitido o envio de até 120 mensagens por conta de e-mail independente do plano, serão permitidos 20 destinatários por mensagem independente do plano, a caixa de entrada se limita ao plano escolhido, o lixo eletrônico executará uma auto limpeza removendo arquivos armazenados a mais de 29 dias.
 
6.8.2 - Das limitações quanto a hospedagem: O servidor limita em 20GB de transferência mensal para cada domínio, o que significa 682,66 MB ao dia, caso seu site ultrapasse essa limitação iremos propor uma migração do seu plano de hospedagem atual, evitando que o site sobrecarregue toda a estrutura. O servidor limita em 2GB de espaço em disco para o site, toda a ferramenta "sem conteúdo" ocupa apenas 50MB de espaço, lembramos ainda que todas as imagens enviadas para o site recebem tratamento quanto ao seu tamanho o que reduz muito o espaço em disco ocupado.
  • 500: O servidor não conseguiu reconhecer o comando, pois sua mensagem tem algum erro de sintaxe.
  • 501: Erro de sintaxe encontrado nos argumentos do comando.
  • 502: Comando não implementado no servidor.
  • 503: O servidor encontrou um problema na sequencia de comandos.
  • 504: Um parâmetro de comando não foi implementado no servidor.
  • 550: O comando de envio solicitado falhou por que a caixa postal do destinatário não estava disponível (por exemplo, quando não é encontrado ou quando é rejeitado por outras razões de politica).
  • 551: O destinatário não está localizado neste servidor e foi tentado enviar para o servidor correto.
  • 552: O envio foi abortado devido ao espaço ter excedido no servidor.
  • 553: O envio foi abortado, pois o endereço do destinatário não existe ou é inválido.
  • 554: A operação falhou por erro de entrega.

fonte:http://www.dicasparacomputador.com/




Essa dica ajudou?


 

Entre em contato

Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.