• QUEM SOMOS


  • PORTFÓLIO


  • O QUE VENDEMOS


  • ÁREA DO CLIENTE

Qual a diferença entre Webmail, POP e IMAP?


Webmail

Para acessar seus e-mails através do Webmail não é necessário a utilização de um programa de e-mails, como o Microsoft Outlook ou Mozilla Thunderbird

Exemplo: Basta apenas utilizar um navegador (como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox).
Para ter acesso ao Webmail digite em seu navegador o endereço "webmail.dominio.com.br".

Atenção: Você deve substituir o termo: dominio.com.br por seu domínio (o endereço completo que vem após o "@" em sua conta de e-mail).

Saiba mais sobre o que é Registro de domínio.

POP

Para utilizar o seus e-mails via POP (ou POP3) é necessário a utilização de um programa de e-mails.

O protocolo POP3 é um protocolo offline no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o download das mensagens e após esse processo, finaliza a conexão. Esse protocolo tem acesso apenas à caixa de entrada, não conseguindo baixar, ou ao menos visualizar nenhuma outra pasta de sua conta.

O acesso via POP baixa as mensagens do servidor e salva as mesmas localmente em seu computador, por padrão não deixando uma cópia das mensagens no servidor, a menos que seja marcada a opção de manter cópia no servidor.

Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em apenas um local, ou possuem redes com largura de banda baixa.

Se houver a necessidade de excluir uma conta configurada como POP nos softwares de e-mail TODAS as mensagens, baixadas da caixa de entrada, serão perdidas, sem chance de recuperá-las.

IMAP

Para utilizar o seus e-mails via IMAP é necessário a utilização de um programa de e-mails.

O protocolo IMAP é um protocolo online no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o sincronismo das mensagens e após esse processo, mantém a conexão para que as alterações e mensagens novas recebidas sejam atualizadas quase que em tempo real.

Esse protocolo tem acesso a todas as pastas de sua conta e deixa o status das mensagens igual tanto no servidor como no software.
Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em mais de um local, e precisa que os mesmos estejam sempre com o mesmo status.

fonte: wiki.locaweb.com.br




Essa dica ajudou?


 

Entre em contato

Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.