Carregando...

A meta é ser melhor que ontem.

Nossa história

Somos uma agência digital com sede na cidade de Serra-ES. Desde 2002 desenvolvemos estratégias digitais com objetivo de impactar positivamente o desempenho comercial e a imagem de nossos clientes.

Criamos um CMS (Content Management System) cinco anos após o termo ser cunhado pela primeira vez pela empresa Americana Typo3Nesse tempo existia uma profissão conhecida como Webmaster, este profissional recebia todos os conteúdos para colocar no site, não existia nada dinâmico e rápido como hoje.

Alguns anos se passaram e vimos tecnologias caírem a medida que outras se levantaram, assistimos o surgimento das redes sociais e de impérios que se formaram através das inovações tecnológicas, porém, não foi somente as tecnologias que mudaram, o mercado mudou e com ele o mundo também mudou. Em 2002 falava-se somente em Marketing e Pesquisa, as agências eram grandes empresas, até o surgimento do Marketing Digital que chegou para dividir tudo.

Hoje o mercado continua em expansão, são tantas e tantas informações que as agências digitais estão se partindo em nichos como: agências de conteúdo, agências de mídias sociais, agências de tráfego pago, agências de sites, etc.

Após 20 anos me vejo como espectador desses acontecimentos e em meio a tudo isso, coadjuvante do sucesso de tantos clientes que passaram por aqui, desde o trabalho de branding para empresas que se tornaram grandes indústrias, sindicatos, federações, a instituições que puderam contar e ainda contam com os nossos serviços. Foi nos apoiando no Marketing e na Tecnologia que unimos forças junto aos nossos clientes para construir belas histórias de sucesso.

Dessa forma faço-me parecer velho, mas não sou tão velho assim, foi a minha carreira que começou cedo, com apenas 13 anos já me via virando as noites programando em Access em um PC-486, nessa época trabalhava como office boy em uma empresa de contabilidade chamada Controller. Aquele era o ano de 1996, um ano antes eu havia feito o primeiro curso de informática, presenteado pelo meu avô e apoiado pela minha mãe. Conhecer a tecnologia foi amor a primeira vista, parecia um reencontro, me apaixonei e desde 1995 eu já sabia: trabalharia com isso por toda a vida.

Passei por algumas empresas, escolas, muitos cursos de internet e milhares de tutoriais online (sem nenhum exagero) buscando aprender de tudo um pouco, nessa época ainda não existia youtube nem influencers, tinha mesmo que ler e interagir, as vezes esperávamos dias por uma resposta nos fóruns técnicos, hoje reconheço e sou muito grato pelo tempo dessas incontáveis pessoas. Eu realmente acreditava (e ainda acredito) que podemos aprender qualquer coisa, e assim, com muita dedicação estudei Linguagens de Programação, Design, Publicidade, Propaganda, Locução, Oratória, Edição de Áudio, Edição de Imagem, Edição de Vídeos, Impressão 3D e até Marcenaria. Essa maleabilidade talvez tenha me dado uma capacidade interessante de entender como as coisas funcionam e hoje em dia poder interagir com profissionais de diversas áreas, e assim, extrair o melhor que cada um pode entregar.

Antes de chegar a Portall trabalhei com vendas (de porta em porta), cobranças, manutenção de hardware etc, com apenas 15 anos já era professor de informática em uma franquia de a escolas chamada Newcenter Informática. Depois me interessei por programação e fui auxiliar de desenvolvimento em Cobol. Muitas águas rolaram até que aos 18 anos cheguei ao cargo de Gerente de Tecnologia no CPD de uma grande indústria de calçados, a Calçados Ramarim.

Em 2001, depois de ter construído algumas soluções para a Ramarim resolvi alçar novos voos e saí para trabalhar no Espírito Santo, numa espécie de sociedade com uma revista de circulação nacional chamada FisioBrasil, por intermédio de uma agencia de publicidade chamada Tattica Marketing. Esse foi o momento em que a publicidade entrou em minha vida pela primeira vez. Desenvolvi um sistema inovador de gestão de revistas e mais tarde surgiu a necessidade de fazer um site totalmente dinâmico e moderno, foi nesse momento que nasceu a ideia de construir um produto digital.

Ao longo do ano de 2002 desenvolvi um conjunto de ferramentas modulares para vender sites gerenciáveis, e de tanto falar sobre o tal portal de conteúdo, portal disso, portal daquilo... dei o nome de PORTALL. Em frente a casa onde morava e trabalhava existiu uma empresa chamada DigitALL e como o "portal" não saia de minha cabeça, formou-se assim o nome que conhecemos.

Veja abaixo a história de evolução do nosso logotipo.

2002

2006

2011

2016

2022

No mês de dezembro (2002), já com o nome definido e a primeira marca, iniciei as prospecções. Acordava cedo e saia de ônibus até o comercio, e foi de porta em porta, com uma pasta do tipo catálogo de apresentação - aquelas que se usavam para colocar papel de carta - que conquistei os nossos primeiros clientes. Batia na porta, me apresentava e pedia um minuto da atenção da pessoa responsável pelo marketing para apresentar minha solução digital e os layouts dos sites já desenvolvidos.

Os notebooks eram raros e caríssimo naquele tempo, ainda tenho a pastinha guardada para confirmar essa história:


De lá pra cá construímos milhares de sites para variados segmentos.

Veja o histórico dos sites desenvolvidos para a Portall:

2002

2006

2008

2009

2010

2014

2017

2022


Ao longo desses anos aprendemos sobre o velho marketing, "o novo" marketing digital, publicidade, propaganda, tecnologia, dezenas de metodologias, ferramentas, técnicas e siglas mirabolantes que juntas sustentam o planejamento e a execução de um bom trabalho, mas tudo isso funciona para um único objetivo: 

Desenvolver soluções para pessoas!

Essa visão não técnica e pessoal de compreensão da persona ligada ao seu negócio nos concede um diferencial na hora de produzir o conteúdo e a jornada por onde o seu público navegará.

O velho marketing já nos falava sobre a necessidade de compreender nossos possíveis clientes, mas as pesquisas custavam caro, hoje o acesso a esses dados é facilitado através das redes sociais e do aumento do número de pessoas que possuem acesso a internet. Tudo isso promoveu um disruptivo desenvolvimento em todas as áreas da tecnologia, e o marketing por sua vez, físico ou digital, continua disputando a grande guerra pela atenção de seus públicos, lutando por alguns segundos da atenção de seus leads.

Se você leu até aqui, muito obrigado pela sua, pois diariamente somos submetidos (mesmo que inconscientemente) a uma média de 8 mil anúncios e o nosso cliente final, que hoje chamamos de lead é assediado de modo a criar um bloqueio a quase todo tipo de propaganda, mas ainda assim, o marketing funciona e funciona muito.

Quanto mais segmentado estiver sua comunicação, mais assertivo será o seu investimento. O conceito de Público Alvo mudou para Persona e essa mexida deu um novo entendimento de quem é o nosso cliente, hoje em dia queremos saber o que o lead pensa, que horas dorme, que tipo de rede social utiliza, que tipo de transporte usa e todo tipo de preferência. Com acesso a essas informações o marketing digital nada de braçadas e quem segmenta bem seus anúncios sai na frente.

Se você procura uma empresa experiente, responsável e criativa para alavancar o desenvolvimento de seus negócios,  seja muito bem vindo(a)!

Hícaro de Castro
Conheça nossos serviços

Todos os direitos reservados. Portall, sua agência digital